- Daiana Silva
Cânion Fortaleza
O Cânion Fortaleza é o principal atrativo do Parque Nacional da Serra Geral. Criado em 1992, o Parque possui 17,5 km2. O acesso é feito pela CS-012, estrada que é uma continuidade da avenida principal de Cambará do Sul, a Getúlio Vargas. O Parque é administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. O Fortaleza possui 7,5 km de extensão e, em alguns pontos, possui até 900 metros de altura. O nome se deve ao formato de sua estrutura geológica que lembra uma fortaleza.
As Trilhas No Cânion Fortaleza é possível realizar três trilhas. São elas: Mirante do Fortaleza (3,2 km), Cachoeira do Tigre Preto (2 km) e Pedra do Segredo (2,7 km). O acompanhamento de guia/condutor na parte de cima não é obrigatório. Porém, para um passeio mais atrativo e seguro sugerimos a contratação de um profissional. Confira os detalhes de cada trilha:
Trilha do Mirante Apresenta um percurso de 3 km (ida e volta). Nesta caminhada é possível observar 95% do Cânion Fortaleza. Em dias claros é possível enxergar parte da planície catarinense e parte do litoral gaúcho. A subida, até o topo, é feita em 1h30min. Aproveite para sentar nas pedras e curtir a vista panorâmica dos paredões e se encantar com o caminho traçado pelo Rio da Pedra, que corre na parte de baixo.
Trilha da Cachoeira do Tigre Preto Esta caminhada apresenta um percurso de 3 km (ida e volta). Nela é possível observar 10% do Cânion Fortaleza e as três quedas d´agua da Cachoeira do Tigre Preto. Antes de visualizar a cachoeira de frente é preciso passar por cima dela. Um lajeado possibilita a caminhada. Seguindo a trilha contemple toda a beleza da cachoeira de frente. A queda d’água têm 400 metros de altura. Quem tiver disposição pode seguir em frente e conhecer a misteriosa Pedra do Segredo.
Trilha da Pedra do Segredo Seguindo a trilha da Cachoeira do Tigre Preto é possível chegar até a Pedra do Segredo. A pedra chama a atenção por suas características geológicas. É formada por um bloco monolítico de cinco metros de altura e de aproximadamente 30 toneladas. Mas, o que encanta mesmo os visitantes é o fato dessa grandiosa pedra estar equilibrada em uma base de apenas cinquenta centímetros.
Trilha da Borda Sul
Se a ideia é fugir do básico e se aventurar por lugares pouco conhecidos a dica é fazer a Borda Sul do Fortaleza. A atividade inclui todos os pontos do passeio clássico e adiciona caminhos pouco explorados, com ângulos diferentes do Cânion Fortaleza. O percurso tem 9 km e tem duração média de 5 horas.
Dias e horários de visitação:
Aberto diariamente: das 8h às 17h
Horários das agências para as trilhas do Mirante, da Cachoeira do Tigre Preto e da Pedra do Segredo: das 8h às 13h ou das 14h às 19h
Horários das agências para a Trilha da Borda Sul: das 8h às 15h
Distância:
Do Centro de Cambará do Sul (RS): 23 km
Como chegar:
O acesso é via Cambará do Sul (RS). Dos 23 km de percurso, 14 km são por estrada asfaltada e os últimos 9 km são por estrada de terra pedregosa.
Ingresso:
Entrada gratuita
Infraestrutura:
Há um banheiro público no posto de fiscalização do ICMBio, que fica na entrada do Parque.
Importante:
É proibido acampar, acender fogueira, levar bichos de estimação e alimentar animais silvestres.
Dicas:
Use roupas leves e confortáveis, assim como, tênis ou calçados apropriados para caminhadas.
Leve protetor solar e repelente.
Informe-se antes sobre as condições da estrada de acesso aos cânions.
A Trilha do Vértice e do Cotovelo podem ser feitas sem condutor ou agência, porém, saiba que sozinhos só é possível contemplarmos a natureza e com o acompanhamento de um condutor a atividade vira uma experiência rica de informações e curiosidades.
Contatos Úteis:
Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral: (54) 3251.1557
Secretaria Municipal de Turismo: (54) 3251.1557
Casa do Turista: 3251.1320