• Daiana Silva

Cânion Fortaleza

O Cânion Fortaleza é o principal atrativo do Parque Nacional da Serra Geral. Criado em 1992, o Parque possui 17,5 km2. O acesso é feito pela CS-012, estrada que é uma continuidade da avenida principal de Cambará do Sul, a Getúlio Vargas. O Parque é administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. O Fortaleza possui 7,5 km de extensão e, em alguns pontos, possui até 900 metros de altura. O nome se deve ao formato de sua estrutura geológica que lembra uma fortaleza.

As Trilhas No Cânion Fortaleza é possível realizar três trilhas. São elas: Mirante do Fortaleza (3,2 km), Cachoeira do Tigre Preto (2 km) e Pedra do Segredo (2,7 km). O acompanhamento de guia/condutor na parte de cima não é obrigatório. Porém, para um passeio mais atrativo e seguro sugerimos a contratação de um profissional. Confira os detalhes de cada trilha:

Trilha do Mirante Apresenta um percurso de 3 km (ida e volta). Nesta caminhada é possível observar 95% do Cânion Fortaleza. Em dias claros é possível enxergar parte da planície catarinense e parte do litoral gaúcho. A subida, até o topo, é feita em 1h30min. Aproveite para sentar nas pedras e curtir a vista panorâmica dos paredões e se encantar com o caminho traçado pelo Rio da Pedra, que corre na parte de baixo.

Trilha da Cachoeira do Tigre Preto Esta caminhada apresenta um percurso de 3 km (ida e volta). Nela é possível observar 10% do Cânion Fortaleza e as três quedas d´agua da Cachoeira do Tigre Preto. Antes de visualizar a cachoeira de frente é preciso passar por cima dela. Um lajeado possibilita a caminhada. Seguindo a trilha contemple toda a beleza da cachoeira de frente. A queda d’água têm 400 metros de altura. Quem tiver disposição pode seguir em frente e conhecer a misteriosa Pedra do Segredo.

Trilha da Pedra do Segredo Seguindo a trilha da Cachoeira do Tigre Preto é possível chegar até a Pedra do Segredo. A pedra chama a atenção por suas características geológicas. É formada por um bloco monolítico de cinco metros de altura e de aproximadamente 30 toneladas. Mas, o que encanta mesmo os visitantes é o fato dessa grandiosa pedra estar equilibrada em uma base de apenas cinquenta centímetros.


Trilha da Borda Sul

Se a ideia é fugir do básico e se aventurar por lugares pouco conhecidos a dica é fazer a Borda Sul do Fortaleza. A atividade inclui todos os pontos do passeio clássico e adiciona caminhos pouco explorados, com ângulos diferentes do Cânion Fortaleza. O percurso tem 9 km e tem duração média de 5 horas.

Dias e horários de visitação:

  • Aberto diariamente: das 8h às 17h

  • Horários das agências para as trilhas do Mirante, da Cachoeira do Tigre Preto e da Pedra do Segredo: das 8h às 13h ou das 14h às 19h

  • Horários das agências para a Trilha da Borda Sul: das 8h às 15h


Distância:

  • Do Centro de Cambará do Sul (RS): 23 km


Como chegar:

  • O acesso é via Cambará do Sul (RS). Dos 23 km de percurso, 14 km são por estrada asfaltada e os últimos 9 km são por estrada de terra pedregosa.

Ingresso:

  • Entrada gratuita

Infraestrutura:

  • Há um banheiro público no posto de fiscalização do ICMBio, que fica na entrada do Parque.

Importante:

  • É proibido acampar, acender fogueira, levar bichos de estimação e alimentar animais silvestres.

Dicas:

  • Use roupas leves e confortáveis, assim como, tênis ou calçados apropriados para caminhadas.

  • Leve protetor solar e repelente.

  • Informe-se antes sobre as condições da estrada de acesso aos cânions.

  • A Trilha do Vértice e do Cotovelo podem ser feitas sem condutor ou agência, porém, saiba que sozinhos só é possível contemplarmos a natureza e com o acompanhamento de um condutor a atividade vira uma experiência rica de informações e curiosidades.

Contatos Úteis:

  • Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral: (54) 3251.1557

  • Secretaria Municipal de Turismo: (54) 3251.1557

  • Casa do Turista: 3251.1320

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O que saber sobre os cânions

Acesso aos cânions Muita gente pensa que os cânions Itaimbezinho e Fortaleza têm acessos próximos e que é possível sair de um e entrar no outro. Mas, os acessos aos dois atrativos ficam em direções op

Cenário de Novelas e Filmes

Imensos paredões com mais de mil metros de altura, cachoeiras exuberantes, coxilhas verdejantes. É... Não é a toa que as paisagens da região dos Aparados da Serra são procuradas para servirem de locai

As origens de Cambará do Sul

Geologia Capítulos importantes da história geológica do planeta estão presentes em Cambará do Sul. Os cânions, penhascos recortados nas bordas da serra, são uma das mais importantes obras da natureza.